Today is saturday, já pensou se eu começo a escrever em inglês, seria ótimo, mas não é tão simples assim. Talvez escrever seja mais que ouvir e entender tudo. TUDO!!! Muita ralação para entender,quando Margareth fala rápido,uuuu, quase morro, para sacar as palavras fáceis e dar o sentido que elas possuem.
No jantar ontem falávamos de televisão. Ela gosta de reality com famosos, perguntei se não era manipulado. Disseram que não, o que eu duvido.
Comi aligot, será isso? Um prato da região uma espécie de purê de batata e queijo. Um creme. Bom, muito bom, com uma espécie de ratatuile, sem vinho dessa vez. Acho que ela não bebe. Seguidamente fiz ela me falar algumas palavras em inglês que eu tinha dúvida.
Aí fui para meu chatô. Achando que teria internet. Acho que desligaram e não pude ver nada. 10 horas fui dormir.
Acordei cedo lógico tomei café com um pão feito por ela,receita de família, dessa vez eles tomaram café, em vez de chá. Estranhei,a explicação veio depois. Só tomam café fim de semana, pois ao tomar da vontade de ir ao banheiro. Saquei. Dia de semana, não se "caga" por aqui. Bom para o Bozo seria isso. Só rindo.
Peguei a bike e vim ao centro. Tô de folga, hoje. Amanhã e segunda. Acho que ela quer me levar para um lugar que vai com um grande mercado e onde vai trabalhar.Fiquei na dúvida mas talvez seja melhor ir.
Aqui tem um museu de foie gras. Mas acho que meus anfitriões não comem.
São quase vegetarianos. Mas eu terei que provar. Eu gosto desta iguaria, apesar de...
Tô andando pela cidade, fotografando, mas meio preguiçosa de fazer foto.
Ando pelo centro com a bike na mão.
Linda cidade medieval . Muitas lojas fechadas.
Andar sozinha é chato. Não ter com quem comentar as vezes fica sacal ,aí paro e escrevo. Ou seja,não tem cão caça com gato. Crônicas de vida.
Almocei num restaurante na praça. Comi o tradicional bife com batata frita e salada e pão com mostarda. A subida seria longa e foi. Vim devagar somente andando o último trecho que é bem íngreme.
Quando cheguei eles estavam limpando a casa. Perguntei se queria ajuda, foi minha ingenuidade. Pqp , fui limpar o quarto deles, poeira até não poder mais. Pergunto -me como esses caras não tem alergia. Ela tava limpando mas pelo jeito não tinha feito nada. Um mezanino pequeno no quarto muito sujo meti o aspirador e pronto. Tô virando motorista de aspirador. Diga-se de passagem muito melhor que o nosso.
Limpei tudo, e a flor de formosura inglesa, me pediu para passar cera no chão da sala. A princípio não entendi, achei que tava exagerando, mas era isso mesmo. TUDO bem que era nos pontos brancos. Assim fiz com o pé.
Depois chega,vim para meu chatô. Que amanhã limparei junto com a bike minha parceira.
Mas vejo como as pessoas são exploradores . Meu exercício de humildade , tive nota 10 no meu conceito.
Uma nova viagem se inicia, dessa vez sem que o roteiro esteja rigorosamente definido, sem estar acompanhada, é como da primeira vez, à vontade dos ventos.
sábado, 31 de agosto de 2019
No Centro da cidade
sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Villefrance, ville,ville, ville
São tantas as vilinhas que não dou conta dos nomes. Minha cabeça não é mais a de 20 anos. Muita coisa nova. Acabei de almoçar, lunch, melão, sopa gelada, pão e queijo, chá e bolo. Tudo diferente, nenhuma verdura ou carne. Não sei se toda França é assim. Ontem a noite a janta foi sardinha do mediterrâneo na brasa batata no forno picadinha e vagem. Tomei vinho com Yves. Ontem a tarde peguei a bicicleta e fui ao centro da cidade.
Tudo deserto, era 17h mas cadê o povo. Pequenas lojinhas fechadas, tudo bem que de manhã tinha tido mercado, um grande em várias ruas com praticamente tudo para vender.
Fui com Margareth, hoje também sai com ela de manhã, do.os a um chatô, onde ela está fazendo um jardim. Mas ela não me deixou ficar, eu subi de carro e voltei de bike, uma delícia, ainda passei em outra vilazinha bonitinha, toda de pedra. Uma delícia andar de bike na estrada vazia, ladeira abaixo. Ontem foi bom,mas a volta foi punk nas subidas.
Engraçado que tô fazendo nas andanças o que queria ter feito pela Itália,andar de bike pela toscana.
A sensação dele liberdade é extrema.
Quando cheguei fui trabalhar, pegar duro na sala. A casa tá mto suja. Subi escada limpei teto, chão, estantes de livros. Muita teia de aranha e zona nos livros, arrumei tudo. Pesado. Mas como uma meditação. E ainda tem o resto da casa, banheiro, lavanderia, quarto, saleta e cozinha. Até o fim do mês eu acabo. Trabalho toda manhã, depois do almoço descanso, escrevo, leio.
Escrevo paralelo o blog e o livro é faço a leitura do livro do meu amigo que irei fazer o prefácio.
quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Villefrance Rouergue- cheguei chegando...
Vim parar longe uma vila no meio dos Pirineus.
Bem bonita. Pura natureza. Fui com Margareth fazer compras e vi o mercadinho.
Interior mesmo.
O casal é simpático, ele mais que ela. Ela inglesa quer que eu limpe e arrume a casa. Organização. Um Santa Ajuda caía bem aqui. Limpei o primeiro cômodo. Uma micro sala junto a sala que tem uma TV, arrumei os muitos livros de jardinagem. E depois ela me colocou para lustrar peças de metal , pqp me senti a gata borralheira.Os dedos queimaram porque não usei a parte correta da mão e com luva de borracha foi dolorido. Acho que estava me testando. Ingleses sempre foram escravocratas, participaram de todo processo e também escravizaram os irlandeses , pois era mais barato que aos negros. Yves me parece ser bem mandado. E me olha as vezes como se estivesse falando, ela exagera.
Aff, o primeiro dia.
O quarto é legal, chato é que o banheiro é do lado de fora. Uma espécie natural. Kkk sem água. Só vendo para crer.Mas o lugar é lindo.
Cheguei
São 8.35 da manhã, acabo de chegar a Paris, já passei pela imigração e agora aguardo o vôo para Toulouse.
Pelo mapa do avião descubro que é bem pertinho dos Pirineus, onde morreu Walter Benjamin. Já avisei a Yves que tô na área e também comprei chip para o telefone. Paris tá um calor brabo. Tudo que eu queria agora era um bom banho e um soninho.
O vôo foi bom, chegamos adiantados. Às vezes eu parava e pensava, caramba quanta coisa em tão pouco tempo. E vamos indo. Descobrir, desvendar, aprender essas são minhas palavras.
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Preparação para viagem!!!
Ville France Rouergue- primeiro destino!!
Vou vender meus anéis nesse mercado!!
Falta pouco tempo para começar uma nova aventura, 5 meses sabáticos, em busca do conhecimento, de todo tipo de conhecimento.
Lanço-me na empreitada, vou deixando um país pegando fogo literalmente. O momento é tenso, lutamos em busca de nós mesmos e encontramos o que talvez exista de pior em termos de governança. Como não se importar. Amazônia pega fogo e parece que todos tomaram o chá de inércia. Não temos trabalho, temos censura, temos fake news, desconfiança, há uma nuvem negra sobre o país. Vou em busca de novas possibilidades para trazer para cá. Vou em busca de mim mesmo. Quero ir em paz, quero fazer paz com quem ainda não está em paz. Ao longo desse tempo vou aqui me colocar. E assim é a vida, vamos ciganamente indo,indo, indo...