segunda-feira, 16 de julho de 2012

Um belo domingo de sol e frio


Florianópolis, 15\07

Hoje é domingo mas não é de cachimbo, acordamos cedo, pegamos o carro alugado e partimos. Saímos direto para o Jurerê internacional, é lógico, bonito, nada demais, acho que tudo feito pelo marketing, sem dúvida a inspiração foi   a rivieria  francesa ou o note da espanha, San sebastian, o pais  basco, que estive ano passado.
 Prédios  pequenos  que dão para o mar ou não, um grande calçadão  com lojinhas  interessantes.
Ficamos de  voltar a noite. Creio que a noite nos bares deve ter mais coisas, tem um como um lounge de frente para a praia, muito legal,  com uns lugares retirados com umas cortinas vermelhas para privacidade e para proteger do vento.
 Saindo    do Jurerê fomos  a uma localidade muito antiga chamada Santo Antonio de Lisboa, uma colônia de portugueses Açorianos, dela  fomos a Sambaqui uma gracinha de lugar, uma espécie de enseada muito agradável e bonitinha.
Quando na volta,  paramos em Santo antonio de lisboa,  lá sentamos num barzinho no canto da praia onde servem ostras frescas  cultivadas na frente  do bar. Comemos e tomamos cerveja, eu comi ostras frescas,  e depois nós voltamos para a estrada, fomos par o centro da cidade. Lá andamos por todos os pontos, paramos na  ponte Hercílio Luz ( toda de  ferro já interditada)  e em outros  pontos pelo centro histórico, tudo fechado e calmo, a cidade vazia do movimento do dia-a-dia.
 Fomos a Catedral que muito se parece com a nossa igreja de nossa Senhora da Guia, mesmo estilo, toda branca por dentro. Certamente já passou por uma reforma, restauro que a modificou, tirou a pintura dourada do ornamento de alguns altares. Mas é bonita.
Andamos  pelo mercado municipal e ruas, palácio do governo e ruas próximas.
 Saindo do centro fomos par ao sul da ilha rumo a um lugarejo chamado Ribeirão da ilha, chegamos lá  já passava das 5 horas da tarde, o vento era forte e queríamos um restaurante. O lugar uma graça, também um lugarejo açoriano, mas muito maior,    que Santo Antonio de Lisboa, muito mais preservado e arrumadinho. Vários restaurantes, finalmente  conseguimos um onde  finalmente almoçamos.
Foi muito legal, saímos e o vento era forte e  frio, atravessamos toda a ilha e viemos para o hotel.
Um domingo muito legal que deu para  ver toda cidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário