A imagem do Foro Romano, ainda ali firme em suas ruínas mostram toda a força de permanência desse império. No entanto, ao chegar a piazza venezia, em transformação para abrigar um nova estação do metrô,nos deparamos com o grande monumento fascista que se pretendia maior que todo império. Muitos turistas pensam que tb o Vitorialle é do império. E não percebem o qto diferente ele é. Ele desarmoniza a paisagem, esconde toda a parte clássica da cidade e sobre a clássica a medieval. É, Roma é assim, os tempos nela se misturam e fica difícil ver em que século estamos.
Parece que são tempos dentro de outros tempos, assim como a arquitetura, as árvores e tudo mais. A igreja de Aracoeli , e o que fica atrás dela são escondidos. E a Lupa ali exposta se recente de não ter olhos para ela. Ninguém a olha, ninguém se lembra do mito de origem da cidade. E ali os 2 meninos mamando no seio da loba são apenas uma coluna no meio de tudo.
Vanda
ResponderExcluirQue delícia ler seus textos, sua voz ressoa nos versos e cada frase vem carregada com seu olhar crítico mas também cheio de deslumbre turístico. Bjs
Concordo com Vandinha. Escuto sua voz e até consigo vislumbrar os seus gestos, as suas expressões e sua sensibilidade tão singulares.
ResponderExcluir