Falei que não ia escrever nessa longa viagem que vai do mar Adriático ao marTirreno, ambos dentro do Mediterrâneo.
Não sei se a paisagem vai divergir muito.
Aqui muito agrícola, longas planície todas plantadas e com muitas Torres cata-ventos, é uma região cuja energia do vento deve ser a base.Uma hora dd viagem e a paisagem não muda. Oliveiras, parreiras e cata-ventos.
Tem Tb uma outra produçãoque não sei o que é. Uma hortaliç. Tem Oliveiras novas e velhas. Pelo que observo a árvore chega abum ponto e o tronco se divide. Fica um arbusto, não é alta.
O transporte na italia continua sendo estranho. Parece que tem mais e eles Parecem querer recuperar as ferrovias,mas de fato é difícil um trem com o mesmo preço.
Estou num ônibus de 2 andares. A esrada é boa. Afinal italianos gostam de dirigir a máquina, como eles chamam o carro.
No trem,mais cedo presenciei uma cena de xenofobia.. Um asiático estava sentado, certamente de Bangladesh, e o italiano chegou querendo sentar e reclamando da mochila do rapaz. E falando alto como sempre dizendo que a parte de cima era para colocar a bagagem. E falava para o outro que estava com ele ,temos que ensiná-los. E ficou falando um monte de besteira como se fosse superior. Que nojo!!!
Os asiáticos não respondem ficam calados,observando. Pouco se ouve a voz deles. Anteontem eu conversei com um na lojinha que comprei o pratinho de Matera. Eu curiosa fui perguntando , eles mto cautelosos. Eu falava dos tantos negocios que são deles. O rapaz disse já estar 10 anos. Falou que esse tipo de negócio tá todo dominado por eles e que Tb tem os chineses. Disse que em Roma em torno da termine e piazza Vitório Emanuelle é tudo deles. São de fato comerciantes.
Chegando a Roma vou na piazza Vitória. Minha curiosidade Tb é saber onde eles moram, que bairro, e onde estam suas mulheres e filhos, que nunca se vê.
Agora o ônibusvai entrou num trecho diverso. Mais descida e montanhas. Saímos do litoral fomos pelo meio e daremos vem outro litoral. Mais casas por aqui. Também pinheiros plantados. Parece uma areade agricultura mais familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário