terça-feira, 10 de setembro de 2019

Dia cinza..

Hoje está um típico dia de inverno e ele ainda não chegou. Não está frio,  choveu e isso aquece. Mas tá nublado, trombudo,coisa que carioca não gosta, não sou carioca mas também não gosto.
Aos poucos a euforia do início vai passando, e como aqui não tem nada para ver, vai ficando meio chato.   Comecei a limpar a cozinha,   caralho,  todos já sabem...  dei duro  hoje , e ontem o serviço foi no jardim.  Fiquei tão morta  que nem andei muito a tarde.
Recebi o aceite de um congresso em Paris,  já comecei a escrever e será logo depois do meu aniversário. Dessa forma acho que vou de Bordeaux para Paris e volto para Potiers para o mês na casa de Paula, uma inglesa que comprou um monastério e transformou em B&B. Pelas  fotos é lindo, só rezo para não ter essa excentricidade de  banheiro biológico fora do quarto, pois com frio tá ficando brabo. Acho que  vou arrumar um penico. 
Margareth viaja dia 19,   e eu ficarei aqui cuidando de tudo. Não sei o que ela vai fazer, mas o fato é que  ela fala comigo como se eu já soubesse tudo, não tem paciência para linguagem. Por mim, eu finjo que entendo mas não entendo tudo. Ela fala rápido, quando Yves está ele me socorre. Eles  falam  mais em inglês que francês. Mas eu também  não entendo muito o inglês dele. Aí, quando fica brabo eu peço para ele dizer a  palavra em francês , por analogia chego lá.  Tudo indoeuropeu, base latim se não é na estrutura, é no léxico  que é o caso do inglês.   
Ontem também,  a tarde, fui debulhar grão de bico. Não sabia que a vagem só dá um ou dois grãos. Certamente tem máquina para fazer isso.
Aprendo a lida de jardim e horta, também plantei alho ou cebola, não sei o que foi. Mas eles aqui tem todo equipamento, o que não tem na França ela traz do Reino Unido.
Acabei de lei o livro do Ismaelson Andrade e fiz o prefácio. É um personagem bem pós moderno,pós tudo, na angústia de ser e existir. Ele comprou o "Rota de Fuga" na Amazon e leu, acho que foi meu segundo leitor depois da Ivana que leu para fazer a capa. Ele também achou angustiante o personagem Cássio.
Ando preguiçosa também, acordar de manhã e sair da cama quente é F.
Acho que tô com saudade!!! Mas passa.  Passarei meu aniversário em Paris. Muito chique!!! já mandei mensagem para Amélia perguntando se ela estará lá. Ela já tinha me  chamado.
Hoje de tarde  fui de novo ao mercado Leclerk, um supermercado gigantesco. Tem tudo, dá vontade de sair comprando, mas me contive, comprei um creme para as mãos e um hidratante e um chocolate 70 % cacau Lindt, acho que é  isso. Minha pele está muito seca e tenho procurado beber muita água. Depois fomos a uma loja de  tudo, as pessoas deixam coisas e também é loja de oportunidades. Impressionante, tem coisa nova a preço barato e  também brechó, bom para montar casa. chegamos em casa, nós três e  o Toff que adora passear, eu agora o chamo Toffifix, pois ele é igual ao cachorrinho do Obelix, só que ancião. Toffifix come o tempo todo, comidas de  latinha, remédio, e tudo mais que todos estiverem comendo, tá gordinho, mas não pode ver a porta da Van aberta que entra para passear. Até eu já entrei na dança e  falo com ele o tempo todo ele  a  Misti a gata, que parece o Felini gato da Celia. Misti também se  amarra na minha, vem para eu escovar e fica ronronando. Também dou ao Toffifix, a casquinha do queijo depois da comida.
Ah! meu Deus,  queijos de sobremesa,   tudo diverso. A fruta é primeiro, depois vem a comida , depois o queijo.
No almoço igual, mas normalmente não tem comida quente, isso só no jantar, mas tem depois da fruta, da salada, do queijo e do  pão,  bolo com chá inglês. Eu não resisto. Margareth faz bolo sempre e muito bom.  tento ser comedida comer um pedacinho dividido em vários dias, mas hoje como não comi pão comi um pedaço inteiro. Me deram hoje depois da janta uma ameixas secas.
Acho que eles se sentem bastante a  vontade comigo e  me tratam bem. Talvez eu tenha sido resistente no início, mas agora parece melhor. Fiz inclusive lambança  hoje, fui trazer o carrinho que fica a torradeira e outras coisas para a cozinha e na parte de baixo estava uma fritadeira cheia de óleo,  quando vi derramei óleo no móvel e na cozinha
No mercado ela já me falou que sexta feira eu vou cozinhar de novo.Não sei o que vou fazer, talvez um ratauile, com panqueca.  Aqui tem abóbora mas não vejo eles comendo.Batata sempre batata, não acredito que isso seja la tão francês. Não comi frango nenhuma vez e carne de  boi também não, só cordeiro e linguiça uma vez, pelo jeito a proteína é mesmo o queijo. 
Hoje o jantar foi macarrão com brócolis e tomate, acho que tenho que parar com o tomate, mas é o que  estão colhendo.                    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário