domingo, 15 de setembro de 2019

Dia do ócio



https://www.youtube.com/watch?v=UKpP6BcGzMwhttps://www.youtube.com/watch?v=UKpP6BcGzMw


No último dia descansou. Tem uma passagem que diz isso, na bíblia eu acho.
Mas o que fazemos nesse dia? Muitas   coisas, quando em casa, arrumo a casa, faço almoço,  vou a feira da Glória as vezes, caminho, durmo a tarde e preparo tudo para a semana que começa.
Aqui tudo é um pouco diverso. Acordei mais tarde, pois tive uma despertar as 4 da manhã.  Depois de  tomar café e lavar tudo,  vim limpar meu quarto e depois o lugar que tomo banho. São separados o box e pia e o toilete que como  já disse  é aquele vaso numa casinha de madeira, acostumei, que vou lá com vista para floresta, fico sem trancar a porta, quando vejo que ninguém está por perto. O chato é a noite que tenho que levar um lampião. Essa é  a pior parte, mas em compensação,  como é tudo e escuro vejo as  estrelas. Não tenho medo de bicho tipo onça, porque aqui não tem, mas tem cobra, agora mesmo achei uma na cozinha. Fihote, mas é cobra, me pelo toda. Aqui para cima tem veado, eles colocaram uma câmera e pegaram as  imagens, uma gracinha, parecia que faziam show para a câmera .
Depois de limpar tudo, fui varrer as folhas, pois me incomoda a grama cheia de folha e sentei para finalmente fazer uns anéis. Não  mostrei os que trouxe para ninguém, nem falei, também não estive com ninguém, mas essa semana vou a Ville France  passar em umas lojas e oferecer.
Afinal não trouxe isso tudo a toa. PQP.
A tarde de hoje dormi, vi um programa de jardim no netflix e série e ainda saí para caminhar antes de tomar  banho .
Ao caminhar na estrada em direção a Batide , um completo deserto. Ia  pensando na forma de  fazer o vlog, para o you tube e nas coisas que disse e que tenho vontade de dizer.
Não sei, pode parecer , e é meio exibicionismo, mas não é isso que pretendo ao escrever. prefiro escrever  do que falar. Não gosto de me ver na tela. Fico reparando a boca, a pele, os cacuetes que tenho ao falar. To em dúvida quanto ao uso dessa mídia, mas sei que ela é mais efetiva, ainda mais se consigo falar em um minuto ou um minuto em meio.
Mas o ócio é  bom para isso, para pensarmos, contemplarmos a  vida, as coisas, prestarmos atenção naquilo que passa batido na maior parte das vezes.
Aquilo que o  budismo fala para fazermos. Acontece que  dificilmente nessa sociedade pósmoderna fazemos isso.
Parece  que  vivemos no automático, vivemos mesmo, tudo  acontece e vamos fazendo sem prestarmos atenção, quando vemos já é  noite de novo e nem terminamos. E o corpo pede para dormir e você vai pensando no dia seguinte. Se tá preocupado  nem dorme.

É tudo, é a lida do dia a dia, é o trabalho, é o dinheiro, é o amor,  o país, e quando você para  e contempla? Nunca.   Senta na frente da TV, vê um monte de  noticias ruins, um filme mais ou menos e vai dormir, ou pega um livro. Parar para olhar e refletir é quase uma heresia.  Tudo te chama. Hoje mais que nunca, você para e logo pega o celular e olha o wat zap, o instagran, o facebook e o mensager. CARAMBA!!!! quando acaba de ver, já tá na hora de levantar.
É tudo corrido mas não podemos mais ficar sem olhar essas coisas.  Ficar sem internet, como assim?
Aí, não vemos a abelha pousando, a borboleta voando, o barulho do rio, o céu estrelado e se perguntando como pode  tudo isso?

Por que corremos tanto se  o que nos espera no relógio é sempre menos um?  mas  corremos, queremos a estabilidade que não existe, queremos o poder que transforma alguns, queremos a grana para ir ao shopping.
Tem gente que trabalha feito mula para ir ao shopping comprar,  que doido, outros fazem outras coisas é bem verdade.
Não sei,  a contemplação  faz pensar, por isso ele é tão pouco usada. Não tó falando de vazio mental porque acho isso impossível, to falando de  ver, ouvir sentir com todos os canais abertos para essas sensações. E não precisa de droga para isso. Reparar em tudo, em si mesmo, nas coisas e nas pessoas, só por reparar não para fazer juízo de valor.
Meu quadril dói, isso é chato, me incomoda. Amanhã  de novo vou pintar.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário