29 de setembro, Domingo, mais um.
Ontem em trânsito todo dia, sai de Villefranche as 845 da manhã e cheguei a casa de Gabi as 18 horas mais ou menos.
Meu primeiro destino foi Toulouse, cheguei a estação as 10:30 da manhã com a mala pesada, pensei em procurar um locker e deixar a mala e sair para passear ganhando tempo, mas o locker da estação estava fechado, morri na praia, que fazer? não dava para sair pela cidade com uma mala a reboque de 21 kg, sem jeito sentei na estação com wifi e fiquei tentando instalar as coisas uber principalmente pois sabia que precisaria ao chegar à Bordeaux. As vezes esses processos de internet sacrificam, pqp. Consegui já que o uber fire que eu tenho não funciona por aqui. deu 11:30 fui comer algo por depois entraria do ônibus e só chegaria as 17:05. Comi no mesmo lugar de quando cheguei mês atrás, lógico que uma quiche muito gostosa. Sentada na mesinha uma moça pede licença e senta, ela e sua bike com bagagem etc, também comendo uma quiche, Aí pergunto a ela de onde é, em inglês, ela me responde Alemanhã, ela devolve a pergunta eu respondo e emendo querendo saber se ela está rodando de BIke, lógico que sim, tava na cara , conversamos um pouquinho e ela vai. Depois eu me distraio vendo um homem dançar na estação ao som do piano que la tem e que toca quem quiser , canta também, aqui na estação de Bordeaux também tem um. O legal é xxque sempre tem gente tocando. Acho que também tem uma tendencia a transformar as estações em espaço de cultura e lazer com salas vip e com lojas também. As estações como os aeroportos vem sofrendo mudanças e são verdadeiros centros de consumo. Além disso como tem wifi gratuito, fica muita gente no celular, apenas usados a tecnologia.
Estações de trem e rodoviárias são espaços diferentes, ficam normalmente no centro das cidades e aglomeram muita gente diferente, esquisita, por vezes bêbados etc, um povo muito estranho e também todos que tão em trânsito. As vezes também é um lugar para o povo de rua dormir, principalmente no frio e no calor o ar condicionado. Tem gente que fica ali sentado, fazendo não sei o que, olhando, observando, certamente tem os que fazem pequenos furtos, um povo também fedido que só.
Nesse espaço múltiplo a vida acontece de uma forma diversa. Uns com pressa, outros preocupados, o medo muitas vezes constante na face de quem vem e vai, os encontros, as chegadas e as partidas, como aquele programa da tv. Cada um uma história, uma ideia de amor, de felicidade, ou de vida. jovens , velhos, crianças que amam o espaço vazio para correr e brincar. Ali também conhecemos gente, Eu sempre conheço, recordo-me de em tanger conhecer uma menina árabe que ficou minha amiga no instagran e facebook. E tudo começou com um sorriso tímido daqui e de lá, e como sempre sozinha eu estou sempre a olhar para tudo. As mulheres e as crianças sempre me sorriem.
Mas tem os seguranças que também ficam de olho. Em Toulouse as duas vezes que passei pela estação presenciei a chegada de soldados armados com fuzis fazendo a ronda, certamente esquadrões anti terrorismo. Pelo que vi Toulouse tem muito imigrante, muito árabe e muito negro.
Depois de comer minha quiche fui para a estação rodoviária ao lado, descobri que era também um espaço agradável com banheiro free, limpo e wifi , fiquei ali a observar o povo que passava até as 13 horas. Ao meu lado uma senhora negra com trajes típicos, estampado africano um carrinho de ajuda para andar , ela comia varias coisas. chegou depois um rapaz com sua bagagem falou com ela, sentou, esperou e depois seguiu, depois ela levantou-se e foi embora para a rua. Outras pessoas pelo visto só usam o espaço para ir ao banheiro. Os seguranças ficam de olho. Muita gente tem preferido a viagem de ônibus pois é muito mais barata. Só para ter ideia eu paguei 5 euros de Toulouse a Bordeaux, 3 horas de viagem e paguei de trem de Ville Franche a Toulouse 10 euros e pasmem, paguei num taxi da estação de Bordeux até acasa da Gabi, 25 euros e 30 centavos. Ou seja, absurdo um trajeto de 8 kilometros de carro ser isso tudo, no fim gastei 40 euros de passagem. O taxi foi outra história, não tem taxi andando como no rio e vc faz sinal e pega, vc tem que ligar e marcar, Eu tinha instalado o uber para evitar esse tipo de dilema, não adiantou, não consegui usar o aplicativo na estação e a porcaria do chip que comprei não entra a internet. tenho apenas sms e telefone comum, ou seja, já no desespero entrei num hotel, e o recepcionista disse que não falava inglês, eu logo disse sou brasileira e com sorriso ele saiu e foi me mostrar onde eu poderia pegar o taxi. Fui andando, ao chegar numa outra parte da estação, taxi não tinha, uma família de haitianos que estava chegando sendo recepcionada pelo irmão, o rapaz era um taxi, negro com aquele lindo sorriso os dentes branquinhos e um chapéu panamá, de dentro do carro ele me viu, saltou e veio me entregar o cartão, eu falei para ele onde eu ía, lógico que ele aproveitou e disse que faria a corrida mesmo com a família dentro do carro, pegou minha mala colocou no banco junto com a irmã e mandou eu entrar. Eu fui. Fazer o que, queria chegar. no carro é que fiquei sabendo da história da família, em inglês é claro.
AH! esqueci de contar, na hora de embarcar no ônibus foi um caos, primeiro o ônibus não estava na baia que estava marcando no telão, se eu não levanto não embarcaria depois de estar todo mundo dentro a motorista começa a contar e ficamos 30 minutos esperando pois a conta não batia. Aí ela resolveu fazer a chamada, um monte de nome árabe, pensei comigo a um homem bomba. Depois de muito chamar e contar ela descobre que um passageiro que tinha entrado em outro lugar se mandou e não prosseguiria a viagem. Foi então que saímos, na saída, um carro parado no lugar errado e ela pára e começa a buzinar e grita para o lado, o cara reclama e sai e ela grita: parado no lugar errado, e todo mundo ri. Depois de novo quando o ônibus tem que parar para deixar uns passageiros no meio da viagem. No mais a viagem transcorreu bem. Muitos vinhedos pelo caminho, afinal o vinho bordeaux é daqui. Estava cansada cheguei a dormir no ônibus e acordei sem ar meio ronco de boca aberta.
Hoje saí com as crianças de manhã fomos a um parquinho. Tetê é uma fofa já fizemos anel e eu fiz penteado no cabelo dela. Os meninos também são uns fofos e eu falo uma mistura de português e inglês e eles francês e eu peço para traduzir, nos demos bem.
Descansei e amanhã vou de bike pela cidade explorar tudo. Quinta devo já ir para a outra cidade. E vamos que vamos.
,
Nenhum comentário:
Postar um comentário